quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Educação a distância ou educação presencial? Um falso dilema

“Poderá um dia a educação a distância exterminar de vez as escolas de tijolo? Pouco provável, até onde se consegue enxergar o futuro, pois o encontro presencial não é dispensável pela educação a distância de boa qualidade”
A aceitação de novas ideias implica no abandono de velhas crenças. É nesse ponto que mora a dificuldade: como abandonar ideias profundamente enraizadas, cristalizadas ao longo da vida? A escola, como local de aprendizado, é um modelo solidamente instalado na cabeça das pessoas: a escola é de tijolo, com salas de aulas e carteiras enfileiradas onde ficam os alunos a ouvir um professor que fala sozinho o tempo todo. Esse modelo de escola tem mais de mil anos, compreensível, portanto, que essa imagem esteja fortemente enclausurada nas mentalidades.
No limiar do século 21, entretanto, as tecnologias de informação e comunicação oferecem inúmeras e atraentes possibilidades à educação, na modalidade agora conhecida como educação a distância. Possibilidades, todavia, que devem ocorrer em um outro modelo, como de aprendizagem fora da sala de aula, em um ambiente virtual, onde tudo ocorre em tempo real. Esse ambiente virtual de aprendizagem também necessita de um professor, mas não do professor do velho figurino verbalista e autoritário, mas de um professor que seja mediador, incentivador da pesquisa, do questionamento e da interação com os alunos.
A educação a distância – que se utiliza intensamente dessas tecnologias – nada mais é do que a expansão dos limites e das possibilidades restritas pela velha sala de aula feita de tijolos. No ambiente virtual, professores e alunos podem se lançar em uma grande aventura de aprendizado, pesquisando textos, imagens e vídeos, trocando ideias em fóruns de discussão, realizando trabalhos em grupo através das ferramentas wiki e conversando com gente de qualquer lugar do mundo por meio das webconferences. A educação a distância não conflita com a educação presencial. Não são mutuamente excludentes, não há oposição entre elas. O encontro presencial com as pessoas é rico e sempre será indispensável. Mas a distância também podemos interagir fortemente com as pessoas, inclusive com pessoas que jamais teríamos a oportunidade de conversar e trocar ideias se não fosse o ambiente virtual. As atividades presenciais e a distância são complementares. Por isso uma boa escola presencial jamais dispensa as atividades virtuais, bem como um bom curso a distância sempre incentiva o encontro presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário