segunda-feira, 26 de março de 2012

4 conselhos de carreira para quem migra para uma pequena empresa

Especialistas afirmam que é preciso foco no plano de carreira e evitar comparar com o antigo emprego

A decisão está feita, você pediu demissão e irá enfrentar um desafio: sair de uma empresa grande (de marca consolidada) e ir para uma empresa menor ou para uma startup. A única certeza e porque não dizer que o grande desafio será o lidar com problemas que até então faziam parte da sua área de conforto. Começará tudo outra vez.

O sentimento de frustração é comum e persistirá, afinal de contas os “nãos” estarão aí para serem ditos e glamour já terá indo embora e talvez ainda o veja dobrando a esquina.Este caos momentâneo deve ser encarado como uma oportunidade para fazer dessa mudança um case de sucesso.

Os especialistas ressaltam que antes de aprender a lidar com a mudança de emprego, o profissional tem que ter certeza de que deixar o emprego é a decisão certa e está alinhada com o seu plano de carreira. Confira abaixo, outros conselhos:


1. Alinhe suas expectativas

“Por que quero sair da empresa? Quais sãos os prós e contras de trabalhar aqui?”, são perguntas que o profissional deve fazer para que tenha certeza das razões pelas quais ele está deixando o emprego para assumir um cargo numa companhia de porte menor.
Colocar no papel todos os prós e contras ajudará o profissional a lidar melhor com a mudança. Ao sair de uma empresa grande, o profissional poderá tirar do baú ideias que eram reprimidas e terá a chance de trazer para o novo ambiente de trabalho.


2. Converse com outros profissionais

Por meio de depoimentos de outros colegas que também fizeram o mesmo caminho é possível ter uma previsão das dificuldades que o profissional enfrentará. É natural e bom procurar apoio em pessoas que já passaram pela mesma situação.


3. Investigue sobre seu novo local de trabalho

Durante o processo de transição o profissional não deve hesitar em perguntar sobre como é a rotina da empresa para o qual ele está indo. Questione sobre os processos, os objetivos de cada segmento da empresa e até mesmo o que eles estão esperando de você.
As principais vantagens de uma empresa menor devem ser levadas em conta: a proximidade entre os pares e chefes é maior, não existem tantos níveis hierárquicos e a burocracia também é menor.


4. Tenha paciência

O profissional não deve criar uma falsa expectativa de que esse “momento” passará rápido. Esse período pode demorar mais que do que o profissional esperava. Ele irá lidar com uma margem bem mais baixa de investimento, por exemplo e isso não pode ser encarado de forma negativa.
Quando um profissional sai de uma empresa grande e vai para uma menor, ele tem que ter uma dose de empreendorismo e muito foco. Imaginar que todo dia é um dia muito importante e que irá realizar um excelente trabalho. Comemore cada conquista.
O saudosismo pode atacar em momentos difíceis, mas os especialistas recomendam evitar a comparação com o que ele fazia antes e focar nos motivos que o fizeram sair da empresa. O profissional que sabe lidar com problemas e tem jogo de cintura é mais valorizado no mercado do que aquele que se acomodou.

Dúvidas? E-mail me!

Nenhum comentário:

Postar um comentário